quarta-feira, 25 de julho de 2012

PEC sobre atuação dos bombeiros voluntários é aprovada em SC

 A Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 01/2012, também conhecida como PEC dos bombeiros voluntários, foi aprovada. Os debates foram intensos na Assembleia Legislativa e envolveram os bombeiros voluntários e militares. A PEC dá aos municípios o direito de realizar convênios com os corpos de bombeiros voluntários para fiscalização de projetos, edificações e obras.
A Proposta acrescenta o parágrafo único ao art. 112 da Constituição do Estado de Santa Catarina, com a seguinte redação: “No exercício da competência de fiscalização de projetos, edificações e obras nos respectivos territórios, os Municípios poderão, nos termos de lei local, celebrar convênios com os corpos de bombeiros voluntários para fins de verificação e certificação do atendimento às normas de segurança contra incêndio.” A PEC foi aprovada em dois turnos.

O deputado Reno Caramori reafirmou que a aprovação da PEC representaria uma grande vitória, não para a corporação A ou para a corporação B, mas sim para toda a sociedade catarinense. “O assunto foi amplamente debatido e analisado e a PEC foi formatada pela mesa da Alesc a pedido do governo do Estado” revelou o deputado Reno.

Segundo o pronunciamento da assessoria de comunicação do Comando Geral, "a posição do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina é contrária a aprovação da PEC, por entendê-la inconstitucional. Porém, a decisão é da ALESC e nós não iremos interferir neste processo."

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/07/projeto-de-lei-sobre-atuacao-dos-bombeiros-voluntarios-e-aprovada.html

quarta-feira, 18 de julho de 2012

ESTRUTURA DO INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA DESABA APÓS INCÊNDIO NA CAPITAL

Defesa Civil deve avaliar estrutura do edifício nesta terça-feira.
Órgãos que funcionam no prédio suspenderam os serviços.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
Comente agora
Instituto de Cacau da Bahia após incêndio (Foto: Reprodução/ TV BA) 
Estrutura do Instituto de Cacau da Bahia caiu após incêndio (Foto: Reprodução/ TV BA)
O prédio onde funcionava o antigo Instituto de Cacau no bairro do Comércio, em Salvador, atingido por um incêndio na segunda-feira (16), está com a estrutura comprometida e parte da parede que tinha rachadura desabou. As ruas e avenidas próximas ao prédio onde aconteceu o incêndio continuam interditadas. A Avenida Estados Unidos está parcialmente fechada, tendo como via alternativa para os motoristas o tráfego pela rua da Polônia. Uma das pistas da Avenida da França também está bloqueada.
Devido à alta temperatura no interior do imóvel, a Defesa Civil transferiu para esta terça-feira (17) a vistoria que irá avaliar a estrutura do edifício. O engenheiro tentou entrar no imóvel em duas ocasiões, mas a ação precisou ser interrompida por conta do aquecimento.
Rua é interditada em Salvador após incêndio no Instituto de Cacau (Foto: Reprodução/ TV BA)Avenidas permanecem interditadas na manhã desta
terça-feira, no Comércio (Foto: Reprodução/ TV BA)
Por causa do incêndio, todos os órgãos que funcionam no prédio - Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), Defensoria Pública da Bahia e Secretaria da Educação - suspenderam o atendimento até que o local seja liberado.
O restaurante popular segue fechado e vai deixar de fornecer mais de quatro mil refeições por dia. Já a direção do SAC, onde são atendidas três mil pessoas todos os dias, vai dar orientações para a população sobre como ficam os serviços às 12h desta terça-feira.
Estrutura interna
Uma equipe da TV Bahia teve acesso ao interior do edifício do Instituto de Cacau, cujo terceiro pavimento pegou fogo durante a manhã de segunda-feira (16), em Salvador. O registro exclusivo foi feito minutos depois que o Corpo de Bombeiro conseguiu debelar as chamas. (Confira as imagens no vídeo ao lado).
É possível constatar a destruição da sala de atendimento da Defensoria Pública, que estava sendo preparada para ser ativada no local. As cadeiras e as mesas de atendimento foram atingidas pelo fogo. Já o térreo, onde está localizado o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), não foi atingido pelas chamas. O governador Jaques Wagner sobrevoou de helicóptero o prédio no turno da manhã para avaliar a proporção do fogo.
O incêndio foi iniciado logo depois das 10h e controlado por volta das 13h. O Instituto de Cacau foi construído na década de 1930, no bairro do Comércio, na capital, e foi tombado como Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) no ano de 2002.
O Instituto de Cacau é de propriedade da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESB), localizada em Ilhéus, região sul da Bahia, de acordo com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). No térreo, está sediado o Museu do Cacau, fundado no ano de 1983 e atualmente administrado pela Seagri (Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária). O museu guarda quadros, mobiliário, papéis, porcelanas, cristais, urnas indígenas, entre outros objetos históricos-culturais ligados à cacauicultura, além de possuir um auditório e uma biblioteca.
PatrimônioA professora da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), Lígia Larcher, explica que o Instituto é um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna na Bahia, projetado pelo alemão Alexander S. Buddeüs.
O edifício é influenciado pela linguagem "art déco" e da Escola Bauhaus, evidenciado por aspectos como cantos arredondadas, elementos clássicos, presença de elementos verticais e horizontais, enumera a arquiteta.
"Era um edifício de alta tecnologia para aquele período, tanto para a movimentação do cacau, com esteiras subterrâneas, que o ligava ao porto, quanto em relação à refrigeração do edifício. Foi usada a tecnologia mais avançada que existia na época. O museu é importantíssimo, preserva paredes, pisos, portas, fechaduras", afirma Lígia.
Resgate
O incêndio no prédio do Instituto do Cacau, no bairro do Comércio, em Salvador, foi iniciado por volta das 10h. Uma funcionária do local, que não quis se identificar, disse que o fogo começou no 3º andar do edifício. "Percebemos a fumaça no local e alguns ruídos, então descemos correndo pela escada", conta.
O prédio foi evacuado e os serviços suspensos, como o posto do SAC, que funciona no primeiro andar. Não houve feridos. Um homem foi resgatado da cobertura do prédio por um helicóptero da Polícia Militar. Uma equipe do Corpo de Bombeiros atuou no combate às chamas.
"Tinha muita fumaça. Primeiro, pensei que fosse poeira. Ficou tudo nuvem de tanta fumaça. Surgiu cada labareda que passou da cobertura e começou a cair destroços do alto. O pessoal começou a desocupar o prédio e depois chegou a polícia", relata Anderson Amaral, que trabalha em um prédio vizinho.
Ainda não é possível afirmar causas nem prejuízos a respeito do incêndio no prédio. A 3ª delegacia, que deve ficar responsável pela investigação, segundo a Polícia Civil, não tinha recebido registro do caso por volta das 17h30 de segunda-feira. A perícia técnica, que deve quantificar o prejuízo, também não havia sido agendada, segundo a assessoria do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Fogo em 2011
Em novembro do ano passado, uma sala no prédio do Instituto do Cacau foi atingida por um princípio de incêndio e as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo funcionários, no local eram guardados arquivos. O Corpo de Bombeiros, Salvar e policiais militares da 16ª CIPM atuaram.
Incêndio (Foto: Leandro Lordelo) 
Incêndio congestionou ruas do Comércio (Foto: Leandro Lordelo/Arquivo Pessoal)
Fonte:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/07/estrutura-do-instituto-de-cacau-da-bahia-desaba-apos-incendio-na-capital.html