segunda-feira, 25 de abril de 2011

ACIDENTE NA FONTE NOVA NÃO SURPREENDE AUTORIDADES


26/11/07 - 22h51

Governador da Bahia e ministro do Esporte acompanharam a perícia no estádio
Sete pessoas morreram com a queda de degrau de arquibancada.
Do G1, com informações do Jornal Nacional
A queda de um degrau de arquibancada do estádio da Fonte Nova, que deixou sete mortos e dezenas de feridos em Salvador, não surpreendeu arquitetos, engenheiros e o Ministério Público da Bahia. Peritos passaram a manhã desta segunda-feira (26) no local da tragédia.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, acompanharam a perícia. “Todos os relatórios que nós tínhamos era sob o ponto de vista das estruturas visíveis. Nunca recebemos um relatório que falasse do ponto de vista estrutural”, disse.
Aos 35 minutos do segundo tempo, cerca de 60 mil torcedores acompanhavam o jogo. A torcida do Bahia comemorava a classificação do time para a série B do Campeonato Brasileiro. Em meio a toda euforia, um degrau cedeu e nove torcedores caíram de uma altura de 15 metros, o que corresponde a um prédio de cinco andares. Seis torcedores morreram na hora e outro morreu a caminho do hospital.
Há quase dois anos, o Ministério Público da Bahia vinha alertando para os problemas da Fonte Nova. Os promotores chegaram a pedir a interdição do estádio.

Há três meses, o sindicato nacional das empresas de arquitetura e engenharia fez uma avaliação nos principais estádios brasileiros. Eles queriam saber como estão as praças esportivas para a Copa de 2014. Dos 29 estádios avaliados, a Fonte Nova ficou em último lugar e apresentou as piores condições de segurança.

Na época, os técnicos do sindicato encontraram problemas em quase todas as dependências do estádio. O arquiteto Carl Von Hanenschild disse que muitos outros degraus da arquibancada poderiam ter caído também, mas a tragédia poderia ter sido evitada. Segundo ele, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) sabia das condições do estádio. O órgão afirma que não foi alertado.

O governo da Bahia decidiu interditar a Fonte Nova por tempo indeterminado. O laudo da perícia, que vai apontar as causas do acidente deve ficar pronto em dez dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário