sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

INCÊNDIO DESTRUIU CERCA DE 70% DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.


Estimativa não é baseada em perícia, que será feita após liberação da área.
Prédio tombado, construído no século 18, não corre risco eminente de cair.


Apesar da estimativa de destruição de 70% do prédio da Secretaria Municipal da Educação após um forte incêndio, João Carlos Bacelar, responsável pela pasta, disse que a totalidade do arquivo e maior parte dos documentos recentes vão ser recuperados. Em conversa com oG1 BA nesta sexta-feira (4), o secretário explicou que a causa do fogo só será investigada depois do trabalho de rescaldo, que é monitorado pelo Corpo de Bombeiros - pela manhã, pequenas chamas ainda eram controladas.
"Até o dia 31 de dezembro de 2011, não se perdeu nada, o nosso arquivo funciona em anexo. De 2012, recuperamos, através de backup, 50% da documentação. Os demais 50% são passíveis de recuperação total, porque está tudo arquivado eletronicamente, as notas fiscais, os relatórios, as prestações de contas do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação. Instituimos uma comissão que está fazendo este processo [de recuperação]", disse, ao ser questionado sobre os prejuízos.
O casarão situado no bairro do Engenho Velho de Brotas, precisamente no Parque Solar Boa Vista, abrigava os gabinetes dos secretários e da subsecretária, a sala de apoio ao gabinete, o Fundo Municipal da Educação, uma representação da Procuradoria Geral do Município, a coordenação das regionais de educação, uma sala do núcleo de gestão da informação, as coordenadorias de apoio e gerência; de ensino e apoio pedagógico, a assessoria de gestão e a assessoria de comunicação, além de duas copas.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que a edificação não corre risco de desabamento. A equipe de engenharia, no entanto, ainda não entrou na área por conta da temperatura quente e do risco da queda de assoalhos em seu interior. A vistoria deve ser feita até a segunda -feira (7), segundo a assessoria de comunicação. Depois disso, e caso as condições permitam, será liberado a realização da perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O perito José Roberto, que trabalha na coordenação de engenharia legal do DPT, explica que, em situações de incêndio, a perícia é mais complexa, por conta da queima de pistas que podem esclarecer a causa do incidente. "A gente busca justamente as evidências para afirmar ou não as prováveis causas. No caso das perícias de incêndio, elas são às vezes mais prejudicadas em função da aplicação necessária da água", explicou. (Veja imagens do incêndio ao lado)
Patrimônio Histórico
O casarão construído no século 18 pelo mercador de escravos Manoel José Machado, e que foi casa do poeta Castro Alves em 1867, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 16 de outubro de 1941.
Segundo a descrição do órgão, o prédio é um solar suburbano de construção robusta de alvenaria de pedra e divisória de paredes francesas. Tem um pequeno pátio central, com um mirante em forma de torre, inserido dentro de uma planta geral quase quadrada, que era comum nas construções antigas mais abastadas.
O Iphan relata ainda que as fachadas são emolduradas por cunhais superpostos por coruchéus do tipo bulboso. Além disso, tem uma capela com teto em gamela, localizada no térreo, e saguão central com escadarias de três lances, que levam ao pavimento mais nobre.
casarão (Foto: Naiá Braga/G1)Casarão destruído após incêndio em Brotas
(Foto: Naiá Braga/G1)
O governador Jaques Wagner disse que o prédio tem seguro e que a edificação, da esfera estadual, está cedida ao município desde 2003. "Vai ser um trabalho de restauro externo e reconstrução interna", disse sobre os estragos.
O secretário municipal de Educação, João Carlos Bacelar, acredita que o maior prejuízo é a capela."Não sabemos qual foi o dano da capela, que tem santos barrocos e é muito bonita. Não sabe porque não pode entrar. É proíbido acesso de qualquer pessoa a não ser bombeiro e polícia no prédio", afirmou.
O prefeito de Salvador afirmou que pretende estabalecer com o Ministério Público, com o Governo do Estado e com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) tentativa de encontrar a melhor solução para o caso.
Incêndio
O incêndio que atingiu o prédio da Secretaria Municipal da Educação foi controlado durante a madrugada desta sexta-feira, por volta de 1h. O caso foi registrado na 6ª Delegacia (Brotas). Ninguém ficou ferido no incêndio.
Aas chamas altas foram intensificadas por conta da estrutura de madeira do casarão antigo, localizado no Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. O prefeito ACM Neto, recém-empossado no cargo, e o secretário da Educação, João Carlos Bacelar, acompanharam a contenção das chamas no local.
Fonte:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/01/fogo-destruiu-70-da-secretaria-de-educacao-diz-joao-carlos-bacelar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário