quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROJETO QUE DISTINGUE 'BOMBEIRO' E 'BRIGADISTA PARTICULAR' PODERÁ IR A PLENÁRIO

COMISSÕES / ASSUNTOS SOCIAIS
31/08/2011 - 14h56

[Foto]
Matéria atualizada em 1/09/2011 às 09h30

O projeto de lei que distingue os bombeiros militares dos civis foi aprovado nesta quarta-feira (31) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo, o que possibilitaria seu envio a sanção. A proposição, no entanto, poderá ser examinada em Plenário. Ao final da votação, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que recorrerá contra a decisão da CAS apresentando requerimento para que os senadores deliberem sobre o tema em Plenário.

Pela proposta (PLC 7/11), a expressão "bombeiro" passará a ser denominação exclusiva dos profissionais das forças de segurança pública dos estados e do Distrito Federal integrados aos Corpos de Bombeiros Militares. Os atuais "bombeiros civis", que atuam em empresas ou grupos voluntários, devem passar a ser identificados apenas como "brigadistas particulares".

O presidente do Conselho Nacional dos Bombeiros Civis Ivan Campos, explicou que brigadista particular é uma categoria que apenas existe no Distrito Federal, criada pelo Comando dos Bombeiros local. Em sua avaliação, tal sistema é "criminoso" e, ao alterar a nomenclatura na lei que trata da profissão de bombeiro civil (Lei 11.901/09), extinguirá a profissão. Ele afirmou ainda que a grande aprovação dos bombeiros pela sociedade deve-se, em grande parte, à atuação de bombeiros civis.

Em seu parecer, o senador Jayme Campos (DEM-MT) argumentou que o termo "bombeiro" refere-se a um tipo de profissional com missão mais ampla e distinta, engajado em funções normativas, preventivas, de combate e perícia em situações de incêndios, resgate e salvamento de pessoas.

Assim, observou, a alteração é necessária para que a sociedade não confunda as profissões e possa solicitar o profissional correto em momento de dificuldade. A proposta, garantiu Jayme Campos, preserva os direitos conquistados pela categoria dos atuais bombeiros civis.

Iara Farias Borges e Gorette Brandão / Agência Senado

Fonte:

http://www.senado.gov.br/noticias/projeto-que-distingue-bombeiro-e-brigadista-particular-podera-ir-a-plenario.aspx

Um comentário:

  1. Boa tarde,eu sou Eliane Melo estudante do curso de Bombeiro Civil na cidade de Sobradinho-BA,gostaria de saber como posso implantar uma equipe de Bombeiro civil aqui em minha cidade.Eu e um grupo de amigos estamos interessados no projeto,se possivel mande algo para meu e-mail.Desde então agradeço pela força.Eliane Melo (meloanny02@hotmail.com)aguardo anciosa o retorno.Obrigada!

    ResponderExcluir